Leave a comment

Porto Rico não vai cumprir pagamento de dívidas

Porto Rico anunciou, esta quarta-feira, que não tem liquidez e não pagará a dívida que vence a 1 de Janeiro, para garantir o pagamento dos salários e serviços.

Porto Rico, ilha que é um Estado Livre Associado dos Estados Unidos, teria que pagar amanhã, 1 de Janeiro de 2016, cerca de 37 milhões de dólares de dívidas que vencem nessa data. Mas não o fará por falta de liquidez.

“Não vamos fazer os pagamentos. Não temos recursos disponíveis”, disse o governador de Porto Rico, Alejandro García Padilla, em conferência de imprensa, citado pela Lusa. “As decisões que se tomaram são para proteger os cidadãos das consequências de uma falta de pagamento geral”, acrescentou.

Contudo, o governador acrescentou que serão pagos os 329 milhões de dólares que vencem no início de Janeiro de obrigações gerais do Estado Livre Associado, garantidas pela Constituição local.

Estas notícias vêm assim confirmar as declarações das últimas semanas de altos funcionários, que afirmavam que não havia dinheiro para cumprir com os vencimentos da dívida e ao mesmo tempo prestar os serviços essenciais aos cidadãos.

Além disso, Garcia Padilla reiterou o pedido para que o Congresso em Washington dê mecanismos ao Estado Livre Associado para que possa solucionar o problema da dívida. O objectivo é que a ilha possa ser abrangida pelo capítulo 9 da Lei Federal das Falências, o que permitiria reestruturar a dívida de forma ordenada. Porto Rico terá que reestruturar 70 mil milhões de dólares de dívida.

Fonte: Jornal de Negócios

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: