Leave a comment

FMI defende ajustamentos nos países árabes

A directora geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) apelou hoje aos países árabes do Golfo para que façam ajustamentos orçamentais, perante a descida do preço do petróleo, a qual prevê se prolongue durante anos.

Em declarações aos jornalistas depois do encontro com ministros e responsáveis do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) – Árabia Saudita, Bahrein, Emiratos Árabes Unidos, Koweit, Oman e Qatar -, Christine Lagarde realçou que estes países não podem depender unicamente do petróleo e do gás.

Recordou que o FMI prevê um abrandamento do crescimento dos seis países para 2,7% em 2016 contra 3,2% este ano.

Segundo a directora geral do FMI, as receitas destes países vão descer 275 mil milhões de dólares (cerca de 256 mil milhões de euros) este ano em relação a 2014, devido à quebra no preço do petróleo.

“Pensamos que o preço do petróleo vai manter-se no nível actual durante anos e, por consequência, os países do CCG deverão proceder a ajustamentos orçamentais” defendeu.

O preço do barril de petróleo perdeu cerca de metade do seu valor desde Junho de 2014. Na sexta-feira, em Nova Iorque, a cotação do barril “light sweet crude” para entrega em dezembro desceu 91 cêntimos, para 44,29 dólares.

Os ajustamentos orçamentais sugeridos por Christine Lagarde podem incluir “rigoroso controlo” das despesas, nomeadamente públicas, e da massa salarial, assim como incentivo ao crescimento do setor privado.

A responsável referiu que “a amplitude e urgência” dos ajustamentos variam de país para país.

“Estratégias de consolidação orçamental bem planificadas devem ser concretizadas o mais rápido possível e explicadas” de modo a que se compreenda como serão aplicadas.

Fonte: Económico

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: