Leave a comment

Dinamarca reivindica a soberania do Pólo Norte

Autoridades dinamarquesas entregaram na ONU documentação que, dizem, demonstra que a Gronelândia, região autónoma da Dinamarca, está ligada ao ponto mais a norte do planeta.

“Este é um momento histórico para a Dinamarca”. As palavras são de Martin Lidegaard, ministro dos Negócios Estrangeiros dinamarquês, hoje, após entregar nas Nações Unidas um trabalho científico que demonstra que a plataforma continental da Gronelândia chega ao Pólo Norte.

Esta extensão do território autónomo dinamarquês permite que a Dinamarca reivindique a soberania sobre parte da região mais a Norte do planta.

Tanto o Canadá como a Rússia também afirmam que a região polar é sua.

Os países com territórios no Círculo Polar Ártico acordaram que um painel de especialistas da ONU decidirá a questão.

A região do Árctico é rica em petróleo e gás natural – um estudo norte-americano estimou em 2008 que cerca de 22% das reservas planetárias de combustíveis fósseis passíveis de extracção estejam a norte do círculo polar.

O argumento dinamarquês prende-se com a extensão da cadeia montanhosa subaquática conhecida como Dorsal de Lomonosov, que divide o Árctico ao meio, passando pelo Pólo Norte.

A confirmar-se que esta cadeia montanhosa faz parte da plataforma continental da Gronelândia, a Dinamarca poderá exigir que esta zona seja considerada uma extensão do seu território.

“O Dorsal de Lomonosov é uma extensão natural da plataforma continental da Gronelândia”, garantiu à agência AP Christian Marcussen, do Serviço de Geologia da Dinamarca e Gronelândia, citado pela BBC.

Source: Diário de Notícias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: