Leave a comment

FMI retomou a assistência financeira ao Mali

O Fundo Monetário Internacional anunciou hoje que retomou a assistência financeira ao Mali, congelada há seis meses devido à descoberta de “irregularidades” no Orçamento do Estado, com a compra de um jacto presidencial por 40 milhões de dólares.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) deu luz verde para a entrega de um empréstimo de 11,7 milhões dólares ao Mali, como parte do plano de ajuda concedido em Dezembro do ano passado, para fazer face à crise político-militar no norte do país, segundo um comunicado citado pela agência noticiosa AFP.

A região norte do Mali foi afectada por uma insurreição islamita que obrigou a uma intervenção militar da França, a antiga potência colonial. O Mali obteve então, uma linha de crédito de 46 milhões de dólares do FMI.

Entretanto, as remessas foram suspensas em maio passado, após terem sido descobertas “irregularidades graves” na gestão das finanças públicas malianas.

O FMI notou, particularmente, a compra pelo Presidente da República, Ibrahim Boubacar Keita, de um avião, sem concurso público e com uma verba não orçamentada.

O FMI denunciou também um contrato de 140 milhões dólares assinado pelo Exército maliano, com uma pequena empresa do Mali, que beneficiou de uma garantia estatal misteriosa de 200 milhões de dólares.

Estas transacções “fizeram-nos duvidar do empenho das autoridades para perseguir uma boa governação”, disse o chefe da missão do FMI no Mali, Christian Josz, numa entrevista à AFP, na qual afirmou que a reputação do FMI “estava em jogo”, nesta questão.

Sob pressão, o Governo de Bamaco corrigiu a sua conduta de compras públicas e aceitou a publicação de duas auditorias independentes que revelaram violações dos regulamentos, que estão agora na Justiça.

“As soluções aceites pelas autoridades foram suficientemente fortes para nos convencer a avançar”, acrescentou.

 

Source: iOnline

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: