Leave a comment

Três capacetes azuis feridos no norte do Mali

Três capacetes azuis senegaleses da missão da Organização das Nações Unidas no Mali (Minusma) ficaram hoje feridos num ataque perto de Kidal, no nordeste do país, pouco depois da visita dos ministros da Defesa francês e espanhol.

Um engenho explosivo foi accionado a 12 quilómetros a sudoeste da cidade de Kidal, na estrada que faz a ligação à cidade vizinha de Anefis, no momento em que passava um comboio de viaturas da Minusma que carregavam água, revelou em comunicado a força da ONU.

“Em resultado do ataque três capacetes azuis do contingente senegalês ficaram feridos, dois deles em estado grave, pelo que serão transferidos ainda hoje para Dacar, para receberem tratamento médico”, especificou a Minusma.

Já David Gressly, vice-representante especial do secretário-geral da ONU, realçou que “os autores destes crimes hediondos e totalmente injustificáveis devem saber que vão ser responsabilizados”, apelando aos grupos armados do norte do Mali para que ajudem a prevenir os ataques contra a Minusma.

O ministro da Defesa francês, Jean-Yves le Drian, deslocou-se hoje ao Mali, na companhia do seu homólogo espanhol, Pedro Morenes, tendo sido discutido o fortalecimento das acções no norte do Mali e no vizinho Níger de forma a aumentar o apoio à Minusma, que se torna urgente face ao ressurgimento de ataques perpetuados por grupos ‘jihadistas’.

Um capacete azul senegalês foi morto a 07 de Outubro num ataque com ‘rockets’ disparados contra o campo da Minusma em Kidal.

O norte do Mali caiu em 2012 sob o controlo de grupos ‘jihadistas’ ligados à Al Qaeda, motivando a intervenção militar da ONU no país, impulsionada pela França, em Janeiro de 2013.

Source: Diário Digital

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: